ANTOLOGIA POESIA PALESTINA MODERNA (XXVIII)

 

Murid al-Barghuti

مريد البرغوثي

Mourid Barghouti nasceu em 1944 numa aldeia próxima de Ramallah, Deir Ghassana, onde viveu até os sete anos. Depois, os pais se mudaram para Ramallah em busca de melhor educação para os filhos. Em 1963, ele foi para o Egito onde estudou literatura inglesa na Universidade do Cairo. Em 1967, com a ocupação israelense da Faixa de Gaza e Cisjordânia, ficou impedido de voltar.

Morou um tempo no Kuwait com um tio seu. Voltou para o Egito, de onde foi deportado por questões políticas em 1977. Viveu 17 anos longe da mulher e do filho, 12 deles em Budapeste. Em 1997, voltou a Ramallah graças a um acordo entre a Organização pola* Libertação da Palestina (OLP), grupo do qual fez parte, e o governo israelense.

Embora tenha se envolvido com questões políticas, o autor gosta dizer que não faz literatura politizada. “Eu não escrevo sobre sangue, rifles, nação e nem sequer sobre a palavra Palestina. Ainda assim, faço uma poesia que não poderia ter sido escrita por alguém da Dinamarca. A dor que temos dentro da gente aparece até mesmo quando se escreve sobre uma floresta ou sobre uma flor”, define Barghouti.

A confirmação de suas palavras está neste trecho do livro: “Finalmente! Aqui estou eu atravessando com minha maleta a ponte, que nada mais é que alguns metros de madeira e 30 anos de exílio. Como pode esse pedaço escuro de madeira distanciar uma comunidade inteira de seus sonhos?”.

Em 1998 recebeu o prémio Naguib Mahfud da Universidade Americana de O Cairo por seu livro “Ra’aytû Ramallah” (Eu vi Ramalah).

Fundamentos

Coca-cola, Chase Manhattan, General Motors,

Christian Dior, MacDonald, Shell,

Dynasty, Hilton Iternational, Sangam,

Kentucky Fried Chichken, gás lacrimogêneo,

matracas, polícia secreta.

Ibn Khaldun32 dissera:

Entre os árabes

estes são os fundamentos do Estado.

http://www.aljazeera.net/File/GetImageCustom/d2b41f34-ead6-41fe-a73a-24b64b615f2d/747/441

32 Abu Zaide Abdal Ramane ibne Maomé ibne Caldune Alhadrami (em árabeعبد الرحمن بن محمد بن خلدون الحضرمي; Túnis, 27 de maio de 1332 (Calendário musulmano 732) — O Cairo, 17 de março de 1406 (Calendário musulmano 808), mais conhecido como Ibn Khaldun foi um sábio polimata árabe, astrônomo, historiador, jurista islâmico, economista, matemático, estrategista militar, filósofo, cientista, estadista e nutricionista.