Despois da publicación en Culturalia GZ de dous ensaios sobre o poeta Luís Serguilha, Ana Maria Oliveira volve deleitarnos con Dez Poemas, (véxaxe enlace anterior) un pequeno poemario no que nos amosa a súa riqueza expresiva ao tempo que vai creando en cada poema individual un itinerario de emocións, sempre en estado latexante.

Tomando literalmente palabras remitidas pola propia autora podemos esbozar unha imaxe biobibliográfica da mesma:

Ana Maria Rodrigues Oliveira nasceu a 17 de Fevereiro de 1960, em Portugal, no Alto Alentejo no distrito de Portalegre e concelho de Castelo de Vide.

Antes de completar um ano de idade veio com os pais viver para a zona de Cascais e aí tem vivido desde então.

Em 1986 finalizou a licenciatura em Filosofia na Faculdade de Ciências sociais e humanas de Lisboa. Licenciatura que lhe permitiu dar aulas de filosofia durante alguns anos.

Edita o seu primeiro livro de poesia em 2008 através da Corpos Editora “Grito de liberdade”. Este livro é uma forma de partilhar emoções e vivências, encarando a poesia como uma catarse. Dedica este livro a todas as mulheres, pela luta e determinação com que enfrentam as adversidades de uma sociedade que ainda manipula e escraviza.

Ainda no mesmo ano participa em duas coletâneas: Uma de Prosa e Poesia “A arte pela escrita” da editora Escritartes e a outra, “Poemas sem fronteiras” “Ora, vejamos…2008” Editora LULU de Leiria que faz uma recolha impressionante da poesia contemporânea. Nesta última Ana Maria Oliveira obtém o prémio da Menção honrosa com o seu poema “Farsa”.

Escreve no site de poesia Luso poemas onde tem parte dos seus trabalhos.

Faz uma edição de autor “Espírito Guerreiro” o seu segundo livro de poesia, em 2014.

Mantem alguns sites onde divulga a sua escrita.

Ultimamente mantem-se ligada ao projeto “Filosofia para crianças”.

http://paula-esperar.blogspot.pt/

http://www.assinaturaeletromagnética.blogspot.com

https://devirquantico.blogspot.pt/

*Autoría da imaxe do fotoxornalista José Lorvão .